Escola Marechal Rondon participou da sessão da Câmara de Vereadores em Mundo Novo

A partir de agora, cada seguimento cristão iniciara a sessão na Câmara Municipal de Mundo Novo, com uma palavra da Bíblia. Na sessão de segunda-feira 10 de abril, teve início com as bênçãos do pastor assembleiano missões Pedro Santana, combinado sessão próxima, uma palavra com um representante católico.

DSC_8338
O presidente da Casa de Leis, Gildo Amaral-PMDB, seguidamente abriu os trabalhos agradecendo os presentes, em especial os alunos do terceiro ano da Escola Estadual Marechal Rondon, comentando do projeto com alunos do 9º e 3º ano ensino médio, que será desenvolvido nos colégios – brevemente. Ressaltou que a interação de alunos com a Câmara está no seu 3º ano consecutivo. Agradeceu ainda os integrantes do Observatório Social, que tem como meta fiscalizar os gastos públicos, evitando o desperdício de recursos.

DSC_8496DSC_8350

Vereador Gildo Amaral

DSC_8492O vereador Gildo Amaral-PMDB o último a usar a tribuna comemorou a conquista ao Corpo de Bombeiros unidade de Mundo Novo, que recebera um caminhão novo ante incêndio dos 17 adquiridos pelo Estado e uma ambulância, sendo confirmado pelo Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cleber Arantes, em viagem a Campo Grande, antes sendo cogitado o envio de um caminhão em uso.
O presidente do Legislativo comentou do perigo diário vivenciado pelas crianças do berçário do CEI Elmo Jorge e servidores que estão próximo de uma caixa d’água aparentando risco, sendo que os reparos precisam ser feitos urgentes, solicitando aos vereadores componentes da Comissão da Educação apresentar relatório da Unidade.

Vereador Alfonso Lavarda

DSC_8354
Após a leitura da ata da última sessão pelo 1º secretario, Paulo Ricardo-PT, o próximo vereador, Alfonso Lavarda-PT, usou a Tribuna para cobrar da Administração Municipal, a reparação para o aumento do servidor público, sendo ofertado o valor correspondente o IPCA de 6,29% para este ano, que siga o exemplo da gestão anterior, que pode conceder nos 4 anos, aproximadamente 40 %.
Lavarda, mencionou escuridão em parte da cidade, refutando empresa goiana vencedora do planteou para os reparos da iluminação pública, ressaltando necessário atender com serviço de qualidade e atenção por parte da prefeitura na prestação de serviço.

Vereadora Nilva Ramos

DSC_8372
A vereadora Nilva Ramos-PRB, mencionou a documentação da Associação dos Moradores do Assentamento Pedro Ramalho, que verificado junto ao seu contador, o vereador Eduardo Bertipáglia, está conforme Lei, sendo possível conquistar advento da Receita Federal. Solicitou “Oficio de Congratulação” ao Inspetor da Receita Federal, Clovis Cintra, pelo atendimento de solicitação da Comunidade Rural do Jatinho.
A vereadora esteve parabenizando as pessoas na frente do ARA( Associação do Alcoólatras Anônimos) e querendo saber das ações do Comad (Conselho Municipal Antidrogas) que era bem presente anos atrás. Pediu a retomada da Casa da Gestante.

Vereador Gessé Ferreira

DSC_8374Solicitando da Secretaria de Obras a viabilidade de colher dados do custeio para recapeamento da Avenida Rio Branco e o melhoramento no prolongamento da Rua Bento José Muniz no Bairro Fleck, o vereador Gessé Ferreira-PROS, comentou de casas inundadas sempre, decorrentes de enxurradas de chuvas. Solicitou informações da Secretaria de Saúde, em relação de atendimento na fisioterapia, mensal e o total de atendimento no atual governo, e ainda da possiblidade de contratação de um outro profissional. Parabenizou atuação do secretário de Saúde, Evaldo.
Gessé destacou equoterapia( atividade fisioterapeuta com auxílio de cavalos) e de bons locais para implantação, exemplo no Sitio dos Tricosses, sendo essencial para crianças que são portadoras da paralisia infantil e outros.

Vereador Paulão do PV

DSC_8425
De acordo com o vereador Paulão do PV, a Prefeitura através da Secretaria de Agricultura recebeu quantidade considerável de milho doado pela Receita Federal, e solicitou para se confirmar a venda do produto, informado da comercialização, sendo que nenhum produtor foi beneficiado.
O vereador solicitou medidas cabíveis em chefia que está destratando servidores públicos, com teor de grosseria no RH da Prefeitura e no Detran o seu chefe desdenhado na rede social alguns vereadores.

Vereadora Rose do Acampamento

DSC_8429Ausente na última sessão por estar em viagem as capitais Brasília e Campo Grande, à vereadora Rose do Acampamento-PT, relatou da recepção dos políticos, ressaltando à vice-governadora, Rose Modesto-PSDB, parabenizando pelo apreço em atender as solicitações. Protocolou no Governo Estadual: reparos no telhado, instalação elétrica e cadeiras de plástico para Escola Estadual Castelo Branco.
As 39 mil pessoas do Estado que vão a Guaira para o Exame Enen poderão fazer em Mundo Novo, sendo sugestão da vereadora Rose ao senador Pedro Chaves-PSC.
Para 3ª Idade foi pedido aparelhos e construção de uma sala de fisioterapia e viabilidade de equaterapia para APAE.
Agradeceu os vereadores pelo apoio e presença no Acampamento Urbano Milla juntamente com o deputado estadual Onevan de Matos, na última segunda-feira(10) no ato que anunciou a viabilidade de água encanada ao movimento da Milla e Estrada Tricossi.

Vereador Eduardo Bertipáglia

DSC_8393O vereador do PSDB, Eduardo Pertipaglia, parabenizou as conduções dos Setores de Obras e Meio Ambiente, com limpeza e manutenção da ornamentação paisagista.
O edil comentou do trabalho social desencadeado pelo Lions, com atendimento há 30 mulheres que são assistidas no projeto. Com convite a Administração na parceria que visualiza as possibilidades.

Vereador Kaudi Filho

DSC_8405Em relatório dos 100 dias do Governo Valdomiro/Rosária, foi destacado as principais ações de benfeitorias do novo governo pelo líder do prefeito na Câmara, Kaudi Filho-PR, que ressaltou a governabilidade dando passos pujantes com os compromissos senso honrados.
No relatório lido pelo edil estava duas folhas garantidas no primeiro mês, e o salário de cada servidor sendo efeituado dentro do mês. As atividades sendo realizadas em todas as áreas; lazer e no entretenimento como o carnaval, futebol profissional e outras atividades esportivas além da ativação da Prainha do Cascalho, com a saúde reforma de PSF´S, realizações de ações preventivas e outros. Pela Secretaria de Obras e Agricultura, operação tapa-buracos, levantamento das estradas rurais, serviços terceirizados sendo realizados pelo município, diminuindo o custeio, frente de trabalho para uma cidade aconchegante e a reativação da frota para as atividades.

Vereador Vagner Vava

DSC_8440O vereador Vava- PSC, preocupado com a saúde, tem levantado alternativas para Fundação Hospitalar e propostas para área com convite de pessoas entendidas no área promovendo caminhos que contemple os objetivos.
O vereador que é professor de biologia e participativo com as atividades da UEMS, abordou do Curso de Agronomia para unidade em Mundo Novo, que foi elaborado desde de 2015 com determinação, conquistando apoio de autoridades de todos os níveis da esfera da política, sendo engavetado o projeto por superiores. Para o vereador o curso é importante para o município, com mais de 250 alunos e professores que estarão morando no município com investimento no período de estudo.

Vereador Jefferson Pinduca

DSC_8452Na base de apoio da Administração o vereador Pinduca-PMDB, relatou o propósito da viagem à Capital Sul-Matogrossense na última semana, com visitação aos setores do Estado para viabilidade recursos para Mundo Novo. Esteve ainda com superintendentes do Incra, Funasa e Pesca.
O edil comemorou a escavadeira conquistada para o município na Superintendência da Pesca e Agricultura, sendo que a existente no município foi acidentalmente queimada, com perda total. A escavadeira conquistada estava em Jardin – MS.
Comentou do Processo Seletivo que será realizado após retificações, contemplando os argumentos da promotoria. Podendo ser realizado as inscrições via internet.
As empresas participantes na licitação para iluminação pública foram 9, sendo 5 do município, certificadas suas participações com vitória da empresa de Goiás para exercer os serviços no município, respondendo pedido de esclarecimentos de um dos vereadores.
O vereador convidou os presentes para audiência pública para elaboração da LBO, com jornada começando na próxima quarta-feira.
Destacou o município de Salto del Guairá, que receberá consideráveis valores idenisatorios da ITAIPU em royalties em torno de US$ 100 milhões, pela perda com extinção da 7 Quedas.

Vereador Paulo Ricardo

DSC_8460O vereador Paulo Ricardo-PT solicitou ao líder do governo na Câmara(Kaudi) , sem a necessidade de oficio para atualizar o mapa do perímetro urbano, pois muitas pessoas estão com dificuldades de localização, por surgimentos de ruas nos novos bairros. Paulo acatou a solicitação dos profissionais dos Correios.
Oficio para Administração das disponibilidades de vagas de serviços no Governo Municipal.
Interação com servidores municipais para encaminhar aos setores competentes em relação aos direitos e deveres, sendo que o RH está aquém de um atendimento considerável, mencionando discrepância a uma gestante, pega de surpresa ao ser convidada para o retorno ao seu posto de trabalho antes do prazo vigente de acordo com Lei Orgânica Municipal 0190, que dispõe de até 180 dias para as mulheres.